Seg – Sex

8:00h– 18:00h

+55 (11) 4969-9847

contato@connectlatam.com

Entenda como funciona o desembaraço aduaneiro

Entenda como funciona o desembaraço aduaneiro

Entenda como funciona o desembaraço aduaneiro

Muitos empresários possuem um certo receito de fazer impostações de produtos com receito de fazer um investimento em um produto e acabar perdendo dinheiro por alguma falha no processo aduaneiro e até perder a carga. Isso pode acontecer? Sim, isso pode acontecer, mas em casos bem específicos e que não entre na relação de empresários que querem aplicar seus negócios de maneira legal.

O Brasil é um dos países mais burocráticos para a realização de impostação de produtos. Contudo, a partir de agora você vai saber que com a Connect Latam, tudo isso fica mais fácil.

Licenciamento de importação

Se o produto que você quer impostar se enquadra na lista daqueles que precisam ter uma liberação específica de algum órgão, como: Ministério da Agricultura, ANVISA, DECEX, IBAMA, por exemplo, o licenciamento para a importação terá que ser apresentado. Sem isso, não há como seguir adiante, mas calma, pode ficar tranquilo que nós cuidamos dessa parte também.

Agora, se não há a necessidade de apresentação do licenciamento aduaneiro, melhor ainda. O processo de desembaraço aduaneiro da sua carga vai ser mais rápido ainda.

Processo de transporte da mercadoria

A necessidade de que o transportador informe a Receita Federal quanto ao que será importado também existe. Nessa comunicação é gerada a Licença de Importação. As informações devem apresentadas devem seguir aos detalhes do produto.

Nesse período também são calculadas as despesas para a nacionalização do produto.

Declaração de Importação

Com a passagem da carga pela Alfândega e atendendo todas as exigências citadas acima, é emita a Declaração de Importação.

Parametrização da carga e conferência aduaneira

Seguindo com o desembaraço aduaneiro, agora a carga será analisada pelos agentes da Receita. Com base na Declaração de importação a carga é analisada e classificada entre: verde, amarelo, vermelho e cinza.

  • Verde: liberação automática
  • Amarelo: necessita de análise da documentação;
  • Vermelho: os agentes da Receita Federal irão analisar a documentação da carga e confrontar os dados declarados com os produtos no físico.
  • Cinza: nessa categoria, além das análises dos dados dos produtos, verificação do que foi importado, também é verificado o valor declarado para verificar possível fraude.

Etapa final do desembaraço aduaneiro

Após o pagamento de todos os impostos, o despachante aduaneiro emite a nota fiscal é a carga já é liberada para ser entregue ao importador.

Se você busca por uma empresa que cuide de todo o processo de desembaraço aduaneiro da sua carga, a Connect Latam está pronta para te prestar esse auxílio. Contate-nos agora mesmo através dos nossos canais de atendimento.

Rolar para cima