Seg – Sex

8:00h– 18:00h

+55 (11) 4969-9847

contato@connectlatam.com

Conheça os pilares da importação

Os pilares da importação são divididos em 4 fundamentos, sendo eles: diagnóstico administrativo, planejamento logístico, monitoramento operacional e execução operacional. Apesar de todos juntos formarem os pilares da importação, cada fundamento possui exigências específicas e distintas, que precisam ser analisadas com cuidado.

O Diagnóstico Administrativo é onde encontramos informações a respeito da classificação fiscal, as exigências administrativas, a existência da obrigatoriedade de licenciamento, do registro ou da carga tributária. Resumindo, é a etapa mais importante do processo, e precisa ser examinado antes do fechamento comercial. É essencial dizer que existem exigências que não poderão ser sanadas, portando, a negociação comercial precisará ser cancelada.

O momento do Planejamento Logístico é a parte do processo que o importador e os parceiros prestadores de serviços, vão assentar o embarque da carga, sendo ele aéreo ou marítimo. Nesta etapa, vão organizar questões como a prontidão da mercadoria e cotação do frete e do seguro internacional. Durante esse processo, também é verificado e selecionado o melhor modal para o transporte, o melhor porto de origem e destino, além de enviar a instrução de embarque e fazer a primeira análise documental.

A penúltima fase, é o Monitoramento Operacional, cujo importador acompanha o embarque até os portos e aeroportos. Neste momento, todas as etapas pensadas e executadas na fase anterior, são acompanhadas junto com o agente de carga e com o despachante aduaneiro. É importante destacar que esta fase parece ser simples, mas é extremamente necessária para a próxima fase, a da liberação alfandegária no Brasil.

Para finalizar, a última etapa, é a Execução Operacional.  Neste momento, o importador confirma o recebimento da mercadoria e, logo após, trata das obrigações alfandegárias. Geralmente ele contrata um despachante aduaneiro, que já está acompanhando o processo para concluir as obrigações da alfândega.

Nós somos especialistas nesses 4 pilares, desde o embarque, até a entrega da mercadoria, passando pelo desembaraço aduaneiro e emissão de documentos. Você pode contar conosco para as melhores soluções de frete marítimo e aéreo.

 

Os mecanismos de proteção adotados pelo governo

Sabemos das muitas burocracias impostas, como os impostos que consequentemente fazem, muitas vezes, triplicar o preço em dólar. São inúmeras as exigências aduaneiras e administrativas. A justificativa é a proteção à indústria nacional.

É evidente que fazer negócios no Brasil não é uma tarefa fácil, principalmente em tempos de crise, e o nível de protecionismo feito por aqui é sem comparação com qualquer outro país.

Mesmo com todos esses problemas, o ramo da importação é extremamente lucrativo, claro, se executada de maneira eficiente e com os parceiros certos. Neste caso, é preciso contar com uma empresa especialista para não ter dores de cabeça durante os processos de importação, e garantir os lucros a partir das operações.

 

Nós podemos te ajudar

A Connect Cargo Latam fornece um transporte marítimo confiável, seguro e econômico door-to-door em todo o mundo. Quando o tempo é crucial para a sua carga, a Connect Cargo oferece serviços confiáveis ​​de frete aéreo para toda a sua carga de alta prioridade. Nossos parceiros de consultoria aduaneira, desenvolverá um fluxo seguro de acordo com a necessidade da sua cadeia de suprimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima