Seg – Sex

8:00h– 18:00h

+55 (11) 4969-9847

contato@connectlatam.com

A importância da digitalização dos processos logísticos

As empresas de logística que não acompanharem os processos de desenvolvimentos tecnológicos onde permite a digitalização dos processos logísticos, perderam espaço no mercado, aponta um estudo realizado pela PwC consultoria. O estudo prevê uma redução de gastos de até 40% nos próximos anos para as companhias que se enquadrarem ao novo padrão.

Com a digitalização dos processos logísticos aumentará o poder de resposta das empresas às demandas de abastecimento. O avanço permite que todos os processos, desde o recebimento até a entrega, sejam acompanhados remotamente.

As movimentações de estoque podem ser acompanhadas em tempo real. Isso garante que os responsáveis pelo setor de armazenem vejam o que está entrando e o que está saindo. Com isso, os riscos de os produtos ficarem perdidos no estoque e gerarem perdas para a empresa, diminuem.

Processo de digitalização no recebimento dos produtos

A digitalização dos processos logísticos garante a segurança no momento de recebimento das mercadorias, pois assim que o produto é desembarcado, é permitido que seja feito a conferência dos produtos em cima das informações já cadastradas no sistema através do pré-cadastro dos produtos. Caso não sejam os produtos que devem ser inseridos ao estoque, o profissional que estiver colhendo as informações identificará que há a divergência de produto. Isso garante que só entre na empresa o produto desejado.

A digitalização dos processos logísticos permite o armazenamento correto dos produtos

Após ser feito o recebimento dos produtos, eles precisam ser armazenados. E para que isso ocorra de forma adequada, a digitalização permite que o produto seja acomodado no local já definido pela programação. Com esse processo, quem carrega as mercadorias consegue identificar através dos equipamentos de leitura de códigos de barras o endereço registrado para cada um.

Digitalização de processos logísticos oferece segurança

No momento da separação dos pedidos, os produtos recebem as baixas de estoque automaticamente após as leituras digitais realizadas durante o processo. E caso esse trabalho não seja realizado corretamente, poderá ser identificada a falha pelo próprio profissional consultando o sistema. Feita a separação de todos os produtos que fazem parte daquela carga, através das etiquetas registradas para o momento de embarque, o carregador poderá fazer a validação do embarque de tudo aquilo que está sendo expedido de forma segura e digital.

Auxilio na identificação dos veículos e motoristas

Em todas as áreas da atuação humana existem erros, nos de logística não é diferente. Para mitigar as chances de que erros aconteçam, a digitalização dos processos logísticos também permite que os veículos da frota ou agregados sejam cadastrados com as cargas e motoristas determinados. Com isso, os riscos de colocar produtos em veículos errados são diminuídos. Para isso, o profissional responsável pela carga consegue verificar se o veículo disponível em doca é o mesmo que foi cadastrado para aquela carga. Feita a confirmação, é só carregar e seguir viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima